segunda-feira, 28 de junho de 2010

Como se formam raios e trovões ?

O atrito de pequenas gotas de água, condensadas em nuvens, arrancam elétrons de umas transferindo-os para outras. As nuvens formadas podem, então, conter enormes quantidades de cargas elétricas. Quando as gotas acumulam uma quantidade de cargas muito grande, de tal forma que as forças envolvidas não mais conseguem mais mantê-las, pode ocorrer a movimentação de elétrons. Como resultado, têm-se enormes faíscas, que conhecemos como raios. Esses raios possuem uma quantidade enorme de energia. Parte dessa energia pode se transformar em calor, fazendo com que o ar ao redor dos raios se "inflame", produzindo um clarão, denominado de relâmpago. A expansão do ar aquecido pela energia do raio provoca um ruído, denominado de trovão.

Referências:
http://fisica.cdcc.usp.br/Perguntas/Eletromagnetismo/PR_Eletro-001.html

domingo, 27 de junho de 2010

Por que o congelador fica em cima da geladeira?


O motivo do congelador ficar na parte superior da geladeira tem a ver com um fenômeno chamado correntes de convecção. O ar que se encontra na parte superior da geladeira é esfriado pelo congelador. Esse ar se torna mais denso e desce, forçando o ar inferior e mais quente a subir e ser esfriado, repetindo-se o processo. Com esse movimento é mais fácil se esfriar a geladeira como um todo e se gasta menos energia. Se o congelador ficasse na parte inferior esses movimentos não ocorreriam e você teria uma geladeira com a parte inferior fria e a parte superior um pouco mais quente, o que não é desejável. O que se quer é refrigerar a geladeira como um todo e de modo relativamente homogêneo.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Como funciona a garrafa térmica?

Inventada no final do século XIX pelo cientista Dewar, essa vasilha impede a propagação do calor por condução, por convecção ou por radiação. É constituída de paredes duplas entre as quais se retira quase todo o ar, evitando que o calor se perca por convecção ou condução. Para evitar as perdas de calor por radiação, as paredes são espelhadas. A interna, na parte em contato com o líquido para refletir as ondas de calor do interior impedindo-as de sair e a externa, na parte de fora, para refletir as ondas de calor que vem do ambiente, impedindo-as de entrar.

Referências:
http://fisica.cdcc.usp.br/Perguntas/Termodinamica/PR_Termo-002.html

quarta-feira, 23 de junho de 2010

As lâmpadas fluorescentes são realmente mais eficientes que as lâmpadas incandescentes...

O calor faz o filamento aquecido emitir luz. O filamento literalmente emite luz por causa do calor. Calor não é luz, e o propósito da lâmpada incandescente é emitir luz. Lâmpadas incandescentes são assim muito ineficientes. Elas produzem aproximadamente 15 lumes por watt gasto.
Uma lâmpada fluorescente usa um método completamente diferente para produzir luz.
Uma lâmpada fluorescente produz menos calor, assim é muito mais eficiente. Uma lâmpada fluorescente pode produzir entre 50 e 100 lumes por watt.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Por que a água apaga o fogo?


Em primeiro lugar, logo que entra em contato com o objeto em chamas, a água se transforma em vapor e, assim, priva-o de parte de seu calor. Afinal, para transformar água fervente em vapor, precisamos de pouco mais de cinco vezes o calor que é exigido para aquecer a mesma quantidade de água fria até o ponto de ebulição. Em segundo lugar, o vapor produzido assim ocupa um espaço centenas de vezes maior em volume do que a água que o produziu. O vapor envolve o objeto aceso e impede a renovação do ar. Sem o ar a combustão do ar é impossível.

Referências :
http://www.flaviotorres.com.br/fnt/curiosidades/agua_fogo.php

Por que sentimos frio, quando estamos com febre?


A sensação térmica de frio ou calor decorre das trocas de calor entre o corpo e o ambiente, independentemente da temperatura. Logo, quando o corpo está febril, perde calor intensamente para o ambiente, o que nos dá a sensação de frio. O inverso ocorre quando ganhamos calor do ambiente. Um experimento clássico para verificar que a sensação térmica independe da temperatura consiste em por uma das mãos em um recipiente contendo água gelada e a outra mão em um recipiente contendo água quente. Após uns 2 ou 3 minutinhos coloque as 2 mãos em água morna. Então perceba a sensação térmica em cada uma das mãos.

Referências:

http://super.abril.com.br/superarquivo/1989/conteudo_111799.shtml