segunda-feira, 28 de junho de 2010

Como se formam raios e trovões ?

O atrito de pequenas gotas de água, condensadas em nuvens, arrancam elétrons de umas transferindo-os para outras. As nuvens formadas podem, então, conter enormes quantidades de cargas elétricas. Quando as gotas acumulam uma quantidade de cargas muito grande, de tal forma que as forças envolvidas não mais conseguem mais mantê-las, pode ocorrer a movimentação de elétrons. Como resultado, têm-se enormes faíscas, que conhecemos como raios. Esses raios possuem uma quantidade enorme de energia. Parte dessa energia pode se transformar em calor, fazendo com que o ar ao redor dos raios se "inflame", produzindo um clarão, denominado de relâmpago. A expansão do ar aquecido pela energia do raio provoca um ruído, denominado de trovão.

Referências:
http://fisica.cdcc.usp.br/Perguntas/Eletromagnetismo/PR_Eletro-001.html

4 comentários:

  1. Puxa! Eu não sabia que o trovão era produzido pelo o ruído da expansão do ar aquecido que é provocada pelo raio, e também que o raio era formado assim como está dito acima!!!
    Super interessante!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. nossa eu também não sabia que o processo da transformação do trovão era tão complexo. Boa abordagem.

    ResponderExcluir
  3. bem interessante esse tema dos trovões...Gostei mesmo...Nunca tinha imaginado que era desta forma que acontecia.legal mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Massa! Essa postagem foi bem facil e interessante de se ler, pois é um assunto muito dificil, e que vc nos passou de forma clara e objetiva. Eu tÔ aprendendo cada vez mais com suas postagens, continui assim.

    ResponderExcluir